Total de visualizações de página

domingo, 11 de dezembro de 2011

Obras da Copa e Olimpíadas ameaçam 123 comunidades no Rio

*reportagem :
Obras da Copa e Olimpíadas ameaçam 123 comunidades no Rio
Por Revista Consciência.Net em 08/12/2011


Charge: LatuffEm audiência, organizações e movimentos do Rio de Janeiro denunciaram a violação dos direitos humanos. São 123 as comunidades pobres ameaçadas por obras da como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
A audiência pública com o tema “Megaeventos, legado social e direito à moradia: uma questão possível?” foi realizada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro nesta terça-feira (6). Houve vários depoimentos de moradores ameaçados de remoção.
Clara Silveira, integrante do Comitê Popular da Copa e do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), conta que “pessoas foram enxotadas de suas casas, sem debate prévio e sem acesso ao projeto”. Diz ainda que casas foram demolidas com os pertences dos moradores dentro do imóvel durante à noite.
Apenas na cidade do Rio de Janeiro, cerca de 98 mil famílias estão ameaçadas de remoção. Em todo o Brasil, os 12 Comitês Populares da Copa estimam que há 160 mil famílias ameaçadas.
Um ponto fraco na audiência foi a quase completa ausência dos vereadores. De acordo com Clara, a situação não foi surpresa, uma vez que os parlamentares têm criado leis de exceção em benefício dos que lucram com os megaevento esportivos.
Como encaminhamento da reunião, houve a elaboração de um protocolo de conduta a ser seguido pela prefeitura do Rio de Janeiro em casos de remoção inevitável. O documento aponta que o reassentamento das famílias deve ser feito em local próximo com infraestrutura e acesso a serviços básicos.



O principal objetivo atualmente do nosso governo tem se pautado nas Olimpíadas e na Copa , para isso é necessário "Limpar a Cidade " , fazendo isso da maneira mais arbritaria possível , com as ocupações da comunidade através da UPP's e da remoção de favelas . No momento dos grandes eventos a cidade precisa passar uma imagem boa para os nosso visitantes .
As camadas mais pobres da sociedade é que sofrem com esses eventos , visto que nem poderão participar pois os valores cobrados para participar deles é contrario ao salários dos brasileiros .Por outro lado há um aumento nos empregos devido a grande quantidade de obras na cidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário