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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Três Dimensões

As três dimensões foram apontadas para superar os desafios do serviço social na atualidade, logo o assistente social deve dominar cada uma delas. E ter conhecimento que e não podem ser separadas, pois isso acarretaria numa despolitização e fragmentação,  logo retornaríamos a erros cometidos no passado histórico do serviço social. Vale mencionar que se trata de uma articulação entre teoria e pratica, investigação e intervenção, pesquisa e ação, ciência e técnica, sendo essas afirmações de Charles Toniolo em seu texto .
Dimensão  Ético-politica:  A dimensão ético-política  nem sempre esteve visível na pratica profissional. Tal debate tem inicio no período de 1979 á 1985, momento que acontece  o movimento de Renovação do serviço social na direção da ruptura. O debate tem dois sentidos: negação do caráter “apolítico “ e “neutro “e afirmação do compromisso com as classes subalternas, criticando o conservadorismo .Nos primeiros momentos, a discussão sobre a dimensão ético – política  provocou alguns equívocos  na interpretação, que se refletiram na intervenção.
    Logo, o assistente social não pode ser neutro, ela deve se posicionar politicamente diante da realidade, para intervir nela, e assim ter consciência de qual é a direção a ser seguida. Vale mencionar que o conhecimento do código de ética profissional é fundamental para tal atuação.

   Dimensão  Teórica- metodológica: O profissional tem que estar por dentro da realidade e das demandas dos seus usuários, mas através de estudos mais abrangentes, segundo seu contexto histórico, com embasamentos teóricos, fugindo do senso comum e das aparências, criando formas efetivas de transformar a realidade desse usuário, mas respeitando suas especificidades.
 Dimensão Técnico operativa : Segundo o Toniolo , debruçado em autores como(Carvalho e Iamamoto, 2005)   e Netto(2005), o Serviço social surge na historia como uma profissão interventiva, que visa promover  mudanças  no cotidiano da vida social das populações atendidas, tornando assim a visão prática(técnico – operativa), objeto de estudo da profissão.
       A competência técnico – operativa tem por objetivo conhecer e apropriar se do conjunto de habilidades técnicas para atendimento da população usuária e exigências das instituições contratantes( Estado, empresas privadas, ONG e etc.) que conhecedor da realidade social e institucional irá garantir uma boa qualidade do serviço no qual atuará como um mediador de tensões, pois a todo momento lhe é imposto demandas de formas contraditórias, provenientes dos empregadores x trabalhadores.
      Para o autor articular as três dimensões já descritas por (Carvalho e Iamamoto, 2005) não é uma tarefa fácil necessita de uma articulação entre a teoria e a prática, que vai da investigação até a execução da prática .  Para Toniolo a profissão do Assistente Social ocupa um lugar privilegiado no mercado, por ser um profissional apto á enxergar a realidade social de forma clara sem mascaras e isso faz com que este diversifique as possibilidades de intervenção. Mas ressalta que o processo de conhecimento não se encerra no âmbito acadêmico, mas tem que ser prolongado e utilizado na cotidianidade profissional.