Total de visualizações de página

sábado, 17 de setembro de 2011

Visita ao Restaurante Popular

A observação foi realizada em um equipamento urbano. O restaurante popular está localizado em uma área com bastante fluxo, tanto de pessoas quanto de veículos  e também possui alguns comércios na maioria locais para alimentação, além  disso, fica próximo de algumas comunidades.
A calçada onde se encontra o restaurante está esburacada e com vazamento de esgoto, não há acesso para deficientes nem nas calçadas do local, nem na entrada do restaurante.A separação do local para a rua se dá com uma corda que  faz um a suposta limitação do local com a rua.Para entrar no restaurante é preciso esperar numa fila que é externa a entrada. No interior do restaurante o usuário deve pagar, passar pela roleta e depois ir para o local da retirada dos alimentos , trata-se de um trabalho compartimentado, onde cada um dos funcionários serve uma comida , que é composta da de arroz, feijão suplementos, fruta, suco, pão  e ainda tem a opção de chá ou café. Há dois refeitórios um pequeno e um grande. No refeitório pequeno há janelas e o teto é baixo,  o local possui péssimas condições de ventilação ,  no refeitório grande havia mais janelas e ventiladores tornando o local mais arejado  que o outro. Em cada refeitório há uma entrada e duas saídas, sendo que uma das saídas é de emergência e fica fechada, além de não ser suficiente para garantir a evacuação do local caso seja necessário . No refeitório maior havia três  televisores, que estavam desligados,  e também banheiros sendo que o  para deficientes estava trancado. São três seguranças, um na entrada e um para cada refeitório, a presença destes é como uma intimidação para os usuários .
     Os usuários são de classe baixa, trabalhadores, dependentes químicos e moradores das comunidades que são em sua maioria homens. Os idosos são na maioria mulheres.È relevante mencionar o fato que ocorreu durante a visita , quando um dos usuários percebeu que fazíamos um trabalho e começou a fazer denúncias , sobre o esgoto que estava a céu aberto e a falta de acesso para os deficientes.